ANÁLISE DE CD: A RAINHA DO PASSADO ESTÁ DE VOLTA!


E o disco, considerado por muita gente como o "álbum do ano", foi lançado pela MK Music neste fim de semana. Que pena que não vende como antigamente né?! Saudades da época em que os discos físicos vendiam como água no deserto, um exemplo foi o "Glória" que conseguiu a marca das 40 mil cópias em apenas 15 dias. Ô tempo bom para os bolsos proféticos!!!

Depois de se afogar nos prazeres e nas delícias da eternidade, a Fernanda Brum volta, em altíssimo estilo, ao topo do mundo gospel com um CD simples, mas com uma produção bastante caprichada e que merece elogios sinceros. 

"Som da minha vida" é aquele tipo de álbum em que a Brum adora declarar seus clichês proféticos. "É o álbum da minha vida! Da minha história!" ou "O mais espiritual da minha carreira!". Porém, vocês se recordam em quantos álbuns a "pastora" disse a mesma coisa? Muitos, rsrsrs.

Entretanto, temos que assumir! A "Pra. Peniel" voltou com tudo e mais poderosa como nunca!

Dessa vez, tudo foi mais organizado e premeditado. A Fernanda junto com o Emerson resolveram abrir a "caixa das lembranças" e foram aonde eles iniciaram a carreira religiosa. A cantora se mostra em vários vídeos emocionada ao ser fotografada na antiga casa da Dona Diogreza, sua vó, uma mulher de oração e de muita fé, como a própria Brum relata no livro "E foi assim". E é óbvio, o cenário pipocou na velharia de paredes destruídas e no aroma do moderno vintage. 

Mas o que aconteceu para que este seja um CD tão especial? O repertório pode ser a prova principal. Um som de "Quebrantando Coração" nós encontramos, além dos poderosos álbuns "Apenas um toque" e o "Profetizando as nações". Uma junção de sonoridades interessantes, isto é, o SDM é um disco bom de ser ouvido pelos fãs mais old.

SOBRE A PRODUÇÃO

O Emerson Pinheiro junto com sua equipe se sentiram bem a vontade nos estúdios do grupo Roupa Nova. Como já era de se esperar, a volta da fórmula musical dos álbuns "Quebrantado Coração" e "Cura-me", com aquele piano melancólico, dramático e suavizado, estaria retornando aos cds da "pastora" da IPAN. Uma ideia muito boa, pois o público já estava com saudades do "estilo original" da Fernanda. 

Muitas mixagens, delay's e reverber's foram utilizados para a glória de deus e tudo isso, resultou na simplicidade de uma produção cuidadosa em detalhes fonográficos. Na faixa-título, "Som da Minha Vida", facilmente vemos essa diferença. Do grave para o agudo, sem nenhum erro ou exagero na voz da profeta. Sem dúvidas, um flashback abençoado pairou sobre as cabeças (ou seria um óleo ungido fresco e transbordante?) do fãs ao ouvir essa belezura. Foi um derramar de azeite espiritual!

"Rosa Cheirosa" foi a faixa que mais se aproximou das antigas produções. Parece que voltamos ao passado e estamos vivendo os anos 2004 a 2006 com um som mais moderno. Absurdamente impecável a produção dessa canção! Com certeza o grito "para conversar e orar" arrancou suspiros e arrepios dos fãs mais antigos.

O SDM consolida uma verdade: A sonoridade e os arranjos são fatores indispensáveis e que podem nos levar a dimensões distantes. E claro, isso não se trata de nenhum pensamento espiritual ou de uma visão sobrenatural, mas sim, de um excelente tratamento digital em estúdio e de arranjos bem trabalhados. Quem diz que o instrumental não faz a diferença, se engana feio! E cá entre nós, esse novo álbum da Brum extrapolou de forma positiva em melodias relevantes.

UM VOCAL SUPER TRABALHADO

Outro destaque do SDM é o vocal super trabalhado da simpática "pastora". Os graves estão constantes nas faixas. A voz de "águia" ressurge como nunca dos ninhos da adoração e os efeitos em sua voz ficam impercebíveis, deixando mais interessante de se ouvir.

Uma faixa que apresenta tal mudança é na canção "A Carta". Uma faixa "pra lá" de melancólica, onde a Fernanda Brum joga sua voz para fora de seu corpo, fazendo uma interpretação chorosa e com um tom de desespero absoluto (meio forçado em certos momentos).

Agora espera, GA: Como assim a Fernanda voltou a alcançar notas altas sem se esgoelar? É SIMPLES! O recurso "autotune" é um divisor de águas na vida de muitos cantores. Os agudos proféticos revelam perfeição... Um fato bem difícil de acontecer de forma "ao vivo". Aceitem idólatras! 

PARTICIPAÇÕES E CIA

Para deixar um clima de CD marcante e de "último álbum" pela MK Music, a Fernanda Brum faz um dueto especial com sua BFF, Eyshila (contratada da Central Gospel), na faixa "Do Nilo à Terra Prometida", uma bela composição do Anderson Freire, que sem dúvidas, cairá no gosto do público.

Quem conhece a história de amizade entre as duas ungidas, sabe que vem de longas datas e de períodos bem conturbados. Para os fãs brumzetes, a Fê e a Eyshila são consideradas irmãs. Alguns até pensam que são mesmo, pelo fato de existir tanta intimidade e até cds gravados. 

Outra participação que não poderia passar em branco é a do rapper Biorki (Quem???), na qual, fez uma apresentação final na faixa "Caiu Babel". E não é que deu certo! A música é rock alternativo bom, trás uma letra confusa e poética ao mesmo, mas é aquela história... É DA FERNANDA! Então, a gente ouve sem questionar (risos). 

CAUSAS SOCIAIS E ENIGMAS

Depois do disco "Glória", com a faixa "Pavão Pavãozinho", a Fernanda Brum tem se envolvido ativamente em causas sociais e assuntos contemporâneos que rodeiam o nosso país (isso foi tão o Jornal Nacional da Rede Globo rsrs). Exemplo é a última faixa do SDM, "Acredita, Brasil". Uma espécie de clamor ao Senhor sobre a situação política, financeira e social brasileira.

Avisa lá que já raiou a liberdade / Nos olhos dessa pátria mãe gentil / Verás que um filho teu não vai fugir à luta / É hora de se unir e acreditar, acredita!

Às vezes, temos a impressão de que se a Brum não fosse uma cantora gospel de sucesso, ela estaria almejando algum cargo na política brasileira. Mas espera: Será que ainda não dar tempo? Será que a #PraFêBrum pretende uma dia se candidatar a cargos políticos? Porque, convenhamos amados e amadas, ela ama falar sobre assuntos sociais! E outra: Ela tem um forte nome na cidade do Rio de Janeiro. Não é algo impossível uma candidatura futura!!! Mas será que seria benção ou maldição? #Oremos 

SURPRESAS DO ÁLBUM

Uma das surpresas desse álbum foi o estilo country/folk adotado na música "Essa tal de Rejeição", cantando de uma ótima forma pela Brum. O estilo trás uma paz de interior e já vou logo avisando: Pra dormir é uma ótima arma de guerra!!! É um sonífero do céu!!! 

Outra surpresa já comentada é o incidental de um rap no final de "Caiu Babel".

E a música "Salomão Orou", já pararam para escutar? Gente, essa é uma das faixas que você ouve e não tira da cabeça a parte: "Tendo Salomão acabado de orar / Meu Deus, desceu / Fogo do céu,  Meu Deus, desceu". É realmente um chiclete da pior espécie. Um grude estarrecedor!

LETRAS

Sobre as letras do SDM, a maioria estão seguindo o padrão normal, sem nenhuma estranheza absurda ou que seja impossível de ser explicado ou associado. Óbvio que a parte poética sempre vai existir, pois essas frases e visualizações abstratas, onde o ouvinte tenha mais de um entendimento VENDE! Falar de Deus em meio a um belo jardim, montanha ou um belo campo de flores coloridas e charmosas, num entardecer ou amanhecer esplendoroso, ou numa noite escura, secretamente na intimidade das águas do espírito, trançando palavras desconexas e confusas, VENDE e como VENDE! Vende mais do que só falar em Jesus... E isso, muita gente no meio gospel entende bem! .

À meia-noite o sol reluziu pra mim / Caiu Babel de vez! / Meu sujo interior recebeu da Tua cachoeira / Me libertou!

Amém né? Entendeu? Não tente. Mas que é bonito é, né? Esse é a originalidade da Fernanda...

Outro aspecto que todo brumzete deseja entender é se as letras dos cds são um retrato "autobiográfico" da vida da cantora. Ela sempre diz que sim! Ela adora dizer que canta o que ela vive! Na faixa "Eu sigo", a Fernanda Brum explicita que:

Laços de morte cercaram minh`alma / Tentando emudecer meu chamado / Mas escoltado com poder e graça venci.

Será que esse simples e pequeno verso é uma indireta para os acusadores "mandados do inferno" para atormentar a vida da poderosa popstora? Eita, vaso de revelação... Revela aí o oculto e o escondido!!!

Besta é quem pensa que a Brum vai detalhar alguma informação pessoal em suas faixas. A não ser que que a tenham condenado "a uma vida amarga" ou a tenham amarrado para ela não prosperar. Recebe?

SINGLE ESCOLHIDO

"Lavar teus pés" foi uma ótima escolha para virar o single do álbum. A música trás uma espécie de "resumão" do que o álbum irá apresentar. Então, nem temos o que falar!!! Só ouvir!!!

DESTAQUE

Saímos do tradicionalismo das análises faixa a faixa, pois o CD "Som da Minha Vida" está tudo ótimo e bem produzido. Entretanto, as canções que, sem nenhuma dúvida, vão mexer com a mente dos fãs são: "Som da Minha Vida", "Do Nilo à terra prometida", "Lavar teus pés", "Rosa Cheirosa" (a nossa preferida), "Quando o fogo se vai" e "Caiu Babel". 

AVALIAÇÃO (1 a 5): CINCO ESTRELAS (*****) para esta obra musical impecável e com toda certeza, merece o reconhecimento do blog. Pode soltar a rajada de línguas estranhas Fernanda!!!

VALE A PENA COMPRAR? Vale sim! Clique aqui para encomendar no MK Shopping!

34 thoughts on “ANÁLISE DE CD: A RAINHA DO PASSADO ESTÁ DE VOLTA!”

  1. Não vou comprar, pois não chego a ser fã da Fernanda! Mas gosto muito das músicas dela. Assim que lançarem no YouTube, vou assistir! *-*

  2. Sobre a voz ''berrada'' que vocês viram no Da Eternidade, na verdade foram feitos ajustes para cantar daquela forma, a Fernanda relatou algumas vezes em pequenos vídeos que ela havia feito ajustes para cantar num estilo mais ''roqueiro''; e depois disso, agora, no CD Som da Minha Vida, ela usou técnicas para limpar a voz e deixá-la mais plena e fácil para alcançar agudos. (Ta vendo que é sempre bom pesquisar antes de explanar informações e opiniões?)
    Ah! E há alguns erros de ortografia nessa análise, sugiro que o retador volte a ler o texto e corrija os erros...

  3. Nesse CD ela até explorou a 2ª oitava da sua voz (e isso é muito raro para uma mulher) a partir dos 02:12, vejam um B2 ou Bb2... realmente ela ousou nos graves nesse trabalho (como no Glória, em Pavão Pavãozinho que ela solta uns Bb2).

  4. Você disse que não sabia se a Fernanda soltaria informações pessoais sobre a sua vida, pessoa; mas eu acredito que sim, você já ouviu ela cantando o testemunho da música Cura-me? Eu acredito sim! Que ela cante o que vive ou viveu... ainda levando em conta que Fernanda é uma serva de Deus e sabe que uma nuvem de testemunha a cerca e então ser hipócrita nesses casos não seria a melhor opção...

  5. Parei de ler quando no meio do caminho encontrei a palavra "IMPERCEBÍVEL".... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, Senhor, CURE esse texto! eu ri tanto que dessa vez nem vou falar nada da Bruna Karla, kkkkkkkkkkkkkk

  6. Ela explorou 2ª oitava do 3º ano do ensino médio, mesclado ao 4º período do curso intensivo de línguas celestiais como em quê de fogo, situado no Pavão Pavãozinho e no Amazonas extrapolou.
    E PARA LEMBRAR QUE A PALAVRA IMPERCEBÍVEL EXISTE!

    Significado de Impercebível
    adjetivo
    Que não se consegue perceber através da utilização dos sentidos.
    Que não se pode compreender; de difícil compreensão; incompreensível.
    Etimologia (origem da palavra impercebível): im + percebível.

  7. RANAMACANTA RAVASSÚBIAS! DECANTAS RIBAS (CONDEVÁ). RITALABACITA NASMATÉRIAS? RIBACHÉRIAS PANDOVÁ; TETRACONDESTÉRIAS BRUM... EITACONDESTÉRIAS CHÉRIASÚBIEHÁ.

    Algum intérprete?

  8. E "impercebível" existe é? Não seria imperceptível? Nooossa, então nesse caso quem tem que voltar pro colegial sou eu, que buuurro, dá zero pra mim!!! Perdão glorioso Blogueiro, foi sem querer, querendo (favor não contar nada pra Bruna Karla, tá?).. Agora, (antes que ele edite) alguém me explique o que quer dizer "ESTERRECEDOR"..

  9. Nossa! Os comentários estão mais interessantes do que o post. Realmente, impercebível não existe. Digitei no google e, automaticamente, esta palavra foi corrigida para imperceptível.

    Mudando totalmente de assunto(e bem delicado), a filha de uma cantora gospel está internada em uma rehab(Clínica de reabilitação) há pelo menos 60 dias.

    Não interpretem isso como fofoca, mas como informação e vamos orar por mais esta família devastada por este terrível vício das drogas.

    By:A JORNALISTA.

  10. Impercebível existe sim! (sabendo que "imperceptível" se encaixaria melhor, mas enfim...) Mas não é de hoje que esse blog peca nos textos, tem cada coisa que vejo que o queixo até cai.. Uma boa revisada no texto ao lado de alguém que ensine reforçozinho escolar cairia bem antes de publicar. O Blog é muito grande e certos tipos de constrangimentos ficam PERCEBÍVEIS para o público mais bem estudado sim. #ficaadica

  11. Cambada... Quem não erra uma palavra? Agora todos comentários vão ser sobre isso? Cruscifiquem o blog!!!

  12. Este blog é viciante kkkk. Adorei a "resenha" do CD. Vocês SIM, explanam realidade sem camuflagem. Também curti o CD mas não dispenso a opinião do blog sobre ele (Só os idólatras gospel dispensam rsrs). Demaaaais! Muita unção pra vcs e mto ticaticabum!!!

  13. Gostaria que o GA comentasse a Live Session da FB com a BK cantando "Cura-me". A BK só cantava bem quando era criança (que tempo bom). Ficou horrível! Dá agonia. Façam a análise do cd "Adoração na Guerra" da Léa Mendonça. Esse cd está simplesmente MARAVILHOSO!

  14. Eu tbm sinto mt falta dos tempos em que os cds lançados, rapidamente alcançavam ouro e platina. Tínhamos a sensação de que o cd era o mais perfeito e marcante. Hj em dia tudo é mt artificial. Elaine de Jesus, Cassiane, Eliane Silva, Eyshila, Lauriete e outros conseguiam facilmente.. Bons tempos em que a música evangélica era mais simples e os cantores eram mais amigos.

  15. O povo que torce tanto pra que ela vá pra Sony Music, é o mesmo povo que depois vai dizer que ela deveria ter continuado na MK. A Sony Music tem péssima divulgação, além de os cantores de lá sumirem do mapa. Espero que a FB continue por longos anos na MK. Não se esqueçam que ela renovou contrato com a MK há mais de um ano. Aceitem!

  16. Kkkkkkk ela está berrando ao vivo criatura, a participação musical dela no encontro foi totalmente berrante. Mas mesmo assim amamos a Brum. Ela tem esse jeito todo de cantar músicas melodramáticas que gostamos.

  17. Gostei do CD, mas só consigo ouvi-lo até a faixa 6, pois a faixa 7 é muito confusa, nem sei o que fala; a faixa 8 é muito, muito simples, não é ruim, mas não agradou-me muito; a faixa 9 não dá pra cantar; a faixa 10 é até legalzinha e tem uma mensagem interessante, mas... e a faixa 11 é legalzinha também (eu acho), no entanto não chega a ser um "Pavão Pavãozinho 2" ou ao menos um "Gigante do amor 2".

    Minhas preferidas são, em ordem, "Som da minha vida", "Rosa cheirosa" e "Lavar Teus pés". Gosto muito da faixa 6, apesar de sentir que está faltando alguma coisa; também gosto da faixa 3,só achei as vozes da Fernanda e da Eyshila muito confusas, além de demorar muito pra chegar no segundo refrão. A faixa 2 é boa também, só não achei que combinou com a FB.

    Vou esperar a faixa "Intencional" ser lançada, é o jeito.

  18. Na verdade a ala gospel da Sony Music tá indo muito mal das pernas.
    É "levita" se envolvendo com drogas, bebidas, shows "mundanos", tem lésbica, tem gay, tem fornicadora... enfim, melhor a Brum continuar no reino das Oliveira's porque a Sony Gospel, de goxxpel só no nome mesmo.

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!